Blog

Ser dono do próprio negócio e fazer seus próprios horários é um sonho comum de muitos brasileiros. Na verdade, empreender se tornou necessidade de sobrevivência em meio à crise global que estamos atravessando (vai passar).

Com as altas taxas de desemprego e dificuldades de se inserir no mercado de trabalho o brasileiro se viu obrigado a arriscar e buscar novos meios de renda, sem um capital pra investimento, o jeito é começar do zero e isso não é tão impossível.

Neste período de crise os “empreendimentos caseiros” (carinhosamente vamos chamá-los assim) deram um salto bem grande. Era, e é, preciso ser criativo, corajoso e apostar naquilo que se faz de melhor, e gosta de fazer. E isso tem dado bastante certo. Mesmo os que não desejam sair da informalidade ou continuam em outra atividade, podem conquistar uma boa renda extra.

Atividades como fazer e vender marmitas, tortas e bolos no pote, laços, artesanato e muitas outras atividades semelhantes podem ser uma ótima fonte de renda com um baixo custo de investimento.

Muitos empreendedores de sucesso começaram assim e hoje são exemplos em seus respectivos segmentos. É o caso de Alexandre Tadeu da Costa que começou fabricando trufas em casa, e fundou, aos 17 anos em 1988, a Cacau Show, uma marca de chocolates 100% nacional, que está presente em quase todos os estados brasileiros e conta com mais de duas mil lojas espalhadas por mil municípios, e hoje é considerada a maior rede de Chocolates Finos do mundo.

Se você também sonha em sair da informalidade e dar um passo maior em sua carreira empreendedora, ou mesmo começar agora, do zero, continue lendo este artigo. Separamos 5 ótimas dicas para quem deseja empreender, realizar uma boa gestão e ter um negócio promissor.

1. Definição do público-alvo e produtos ou serviços

Se você deseja mudança, faça aquilo que gosta. Dificilmente alguém vai para frente sem amor pela atividade que exerce. E mais, entrar de cabeça em um novo negócio sem um mínimo conhecimento sobre ele pode significar insucesso e frustração. Portanto, opte por um ramo de negócio que tenha a ver com você.

Tenha em mente e defina bem em que quer trabalhar. E isso engloba qual público você quer atingir, que tipo – ou quais tipos – de produtos ou serviços quer oferecer; na verdade, o essencial é oferecer aquilo que o consumidor quer comprar. Para ter isso bem estabelecido é preciso pesquisar a fundo, traçar um plano de negócios e não necessariamente ofertar um produto único, ou abrir um negócio extremamente inovador; o que você precisa é ter um diferencial e nunca se esquecer de ter foco.

2. Pesquise o seu mercado / Analise a concorrência

Após a definição do seu público-alvo, produtos e ramo que escolheu atuar, a primeira atitude que você deve tomar na saga de abrir um negócio e, conquistar o sucesso, é pesquisar o mercado. E isso não diz respeito apenas à análise de possíveis clientes, mas também de concorrentes e fornecedores. E no que se refere à concorrência, a análise deve ser bem rigorosa. Saber o mesmo ou fazer mais do mesmo, não é o suficiente. É preciso ir muito mais além. Na verdade, a grande sacada está bem aí: pesquisar, analisar o que tem dado certo e trazer/oferecer um diferencial, agregar valor ao produto ou serviço que vai disponibilizar. Você deve transmitir

3. Conheça as obrigatoriedades para abrir uma empresa

O que é para ser a realização de um sonho pode se transformar em uma baita dor de cabeça e, para evitar transtornos é essencial conhecer todo o processo burocrático que envolve abrir uma nova empresa. Logo de início, talvez seja interessante contar com o auxílio de um contador para assessorá-lo nesse processo, principalmente, no que diz respeito à escolha correta do regime tributário.

É necessário ser cauteloso e seguir todas as etapas com paciência, porque pode levar certo tempo. Fazer registo no cartório civil, elaboração do Contrato Social, tirar CNPJ, tirar alvarás e licença de funcionamento junto à prefeitura; são alguns dos passos que você deverá seguir. É importante estar do lado da lei para evitar qualquer problema futuro.

4. Dinheiro pessoal x Dinheiro da empresa

Situação comum aos novos empresários é, logo ao abrir a empresa, achar que já está com a bola toda. Espera-se que o lucro venha logo de imediato e muitos cometem o grande erro de não ter um bom controle financeiro. Acabam misturando o dinheiro da empresa com o dinheiro pessoal, acham que todo o dinheiro existente em caixa já significa um bom lucro e não é bem assim que as coisas funcionam.
Um bom planejamento é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Dessa forma, é necessário traçar um bom plano de contas, ter controle de receitas e despesas, fluxo de caixa e etc. Vale lembrar que, no início, principalmente, é imprescindível investir em uma boa divulgação. Use todas as mídias que possam alcançar seu público e tente fidelizar sua cartela de clientes com promoções ou ideias inovadoras.

5. Controle da produção x desperdício

Outro erro comum aos novos empreendedores e que você deve evitar para conseguir uma gestão eficiente é ter controle do seu estoque e produção. Muitos iniciam um negócio com um alto investimento sem conhecer o mercado e suas necessidades. Investem muito em algum produto que depois não tem tanta saída e aí o prejuízo vem, não tem jeito. E ainda pior, se o negócio for do ramo alimentício e a matéria-prima for perecível o desperdício gera além de prejuízo muita frustração e desânimo.

Não se esqueça de trabalhar com planejamento essa é a palavra-chave que todos aqueles que almejam sucesso nos negócios nunca devem esquecer.

Para finalizar, deixamos um conselho de um dos maiores empreendedores do Brasil, que faleceu em 2014, mas deixou um grande legado e muitos ensinamentos, Samuel Klein, nascido na Polônia mas naturalizado brasileiro, fundador das Casas Bahia, começou como mascate e construiu um grande império no varejo. Ele dizia que um bom comerciante só não vai para trás se olhar e seguir sempre em frente. Dizia que é preciso entender o que o outro precisa para viver. Ganhar e deixar ganhar. O sol nasceu para todos. E é isso, há espaço para todos e se você deseja começar um negócio nunca se esqueça que as adversidades certamente virão. Tenha foco, persistência e trabalhe duro, que o sucesso também virá.

Gostou das nossas dicas? Se sente preparado para começar? Visite nosso site e conheça nossas soluções! Com certeza elas vão te ajudar a ter uma gestão muito mais segura e eficiente.


Acesse gratuitamente