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Para conquistar o sucesso e o desenvolvimento de um negócio, em qualquer que seja o segmento, é necessário atentar-se a inúmeros fatores como a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos, saúde financeira e mão de obra qualificada mas, além de tudo isso, é fundamental ter um bom relacionamento com seu cliente. O cliente não deve ser visto como um ingrediente qualquer ou simplesmente como números. Aliás, mais do que conquistar um grande número de pessoas para o seu negócio, você precisa fidelizá-los para que se tornem consumidores fiéis e verdadeiros propagadores da sua marca.

Quer saber quais estratégias seguir para conquistar e atrair mais clientes? Continue a leitura e confira 7 dicas incríveis para tornar seu negócio mais atraente para os consumidores.

1. Conheça bem o seu cliente

O primeiro passo é conhecer bem o seu público-alvo. O objetivo de qualquer empreendedor é fazer com que o cliente encontre seu produto e serviço e o tenha como referência, entretanto, para que isso aconteça é preciso conhecer quais são seus hábitos, necessidades e suas dores.

A partir do momento em que você identifica seu público é possível desenvolver ações direcionadas e específicas. Com o alvo certo e a solução ideal as chances de conquistar e fidelizá-los é muito maior.

2. Ofereça o melhor atendimento

O relatório sobre o cenário global de atendimento ao cliente, realizado pela Microsoft, em 2017, com certeza continua bastante atual. De acordo com o estudo, 96% dos entrevistados disseram que o atendimento ao cliente é importante na escolha de se tornarem leais a uma marca; 56% responderam que deixariam de comprar com uma empresa devido a uma experiência negativa de atendimento. O relatório aponta ainda dados importantes sobre o valor do feedback do cliente, experiência do vendedor, entre outros.

Nota-se que oferecer um atendimento de qualidade, de forma prestativa e eficiente é fundamental para uma compra com recorrência. Portanto, invista na capacitação da sua equipe, busque soluções que estreitem a relação empresa/consumidor e construa um relacionamento amigável e duradouro.

3. Esteja presente nas redes sociais

As redes sociais são canais que conectam pessoas, empresas e interesses em comum. Atualmente, é indispensável, para qualquer empreendedor, a presença nas redes, visto que, segundo dados da Comscore, o Brasil possui os usuários que passam mais horas diárias nas redes sociais. E, para atrair e fidelizar clientes, estabelecer uma relação que vai além da estritamente comercial é o ideal.

Consumidores buscam marcas engajadas e que agreguem algum tipo de valor e informação, portanto, invista em conteúdos que vão além da promoção do seu produto ou serviço, ofereça um material rico e relevante.

4. Mais do que vender seu produto ou serviço, entregue a solução para o cliente

Entenda o problema do seu cliente. Ele não deve se sentir sozinho, portanto, você precisa fazer que ele se sinta parte de um grupo e sinta confiança em seu discurso. Não tenha medo de perguntar, entenda a dor do seu cliente, a partir daí, ofereça a solução ideal. Seu cliente entenderá que você se preocupa com a experiência dele e não quer simplesmente fechar uma venda de qualquer maneira.

Vendas consultivas tendem a fidelizar clientes e geram cases de sucesso, que se tornam verdadeiros advogados da marca.

5. Crie um diferencial

Seja um atendimento personalizado, seja a estrutura do seu negócio, ofertas de brindes ou promoções ou, ainda, preços amigáveis. Não importa, o importante é ter um diferencial e cativar seus clientes com um traço particular, que pode não ser único, mas é diferente da maioria. Faça com que seu negócio seja interessante para seu público-alvo (que neste momento, você já sabe bem quem é). Faça com que ele se sinta à vontade, necessário, especial e crie identificação com seu negócio. Isso gera fidelização e possibilita que novos consumidores desejem conhecer seu produto ou experimentar seus serviços.

6. Esteja atento às novidades do mercado

Clientes gostam de novidades e, mais que isso, gostam da sensação de experimentar um produto em primeira mão. Esteja ligado às novidades e lançamentos do seu setor e invista no marketing para mostrar que está sempre um passo a frente da concorrência. Além disso, faça constantes avaliações de qualidade dos seus produtos ou serviços. Consulte seus clientes, perceba quais são os anseios, desejos e avalie a possibilidade de atender as sugestões.

7. Faça contato com frequência

Para manter um bom relacionamento com seu cliente é preciso, claro, cultivar a relação. Não deixe que ele se esqueça de você, portanto, invista no pós-venda. Acompanhar o sucesso do seu cliente, ou buscar um feedback para saber se ele teve uma boa experiência com seu produto ou serviço, se supriu com suas expectativas é fundamental para que ele sinta confiança e retorne.

Enviar e-mails ou fazer ligações comunicando sobre novidades e/ou promoções e parabenizar pelo aniversário também são excelentes táticas de aproximação.

Aquela máxima que diz que o cliente sempre tem razão deve ser levada bem a sério. Afinal, ele tanto pode ser um parceiro que te elogia e indica, quanto pode destruir a reputação do seu negócio com críticas devido à falhas que, na maioria das vezes, poderiam ser evitadas. Valorize seu cliente, esteja disposto a corrigir seus erros e se renove.

Espero que tenha gostado das nossas dicas e que elas sejam úteis para o sucesso do seu negócio. Avalie-as e aplique as que mais se adaptarem à sua realidade. Quer mais dicas como esta? Não deixe de visitar nosso blog e conferir nossas redes sociais. Até mais! 


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