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Independentemente do setor de nossas vidas, a comparação se faz necessária para que possamos avaliar nossas práticas e tudo o que produzimos. Dessa forma, podemos progredir e melhorar consequentemente. Nos esportes, no comércio, na produção cultural, entre outros, essa comparação é útil para traçar novas estratégias. A mesma importância se dá para as empresas.

Em meio ao mundo dos negócios, avaliar a sua concorrência é aprender com ela. Ao observar suas práticas, produtos, serviços, atendimento ao cliente, propagandas entre outros detalhes, é possível analisar a sua própria empresa e traçar novas estratégias para progredir e manter-se competitiva no mercado.

Para essa análise comparativa no ambiente corporativo, damos o nome de benchmarking. Essa é uma ferramenta utilizada pela maioria das grandes empresas que conhecemos, por exemplo, a Ford e a IBM, que são bastante reconhecidas por sua prática de benchmarking. Mas, afinal, você sabe o que ela significa no dia a dia e como ela ajuda as empresas?


O que é benchmarking?

A sua tradução é ponto de referência e, na prática, é exatamente isso que significa para a rotina das empresas. O benchmarking é um processo completo de pesquisa realizado pelas empresas, colhendo informações de outras empresas do seu setor, ou seja, a concorrência. São feitas a coleta de dados e análise deles para obter um ponto de referência para suas estratégias corporativas e novas práticas.

Trata-se de um monitoramento de mercado, que se utiliza das informações sobre a concorrência para que a empresa identifique os fatores que impactam na sua performance e em sua rotina corporativa.

Se, por exemplo, uma empresa precisa aumentar suas vendas e deseja investir em propaganda, o benchmarking vai permitir um estudo sobre como a concorrência está investindo nessa ferramenta, qual a linguagem utilizada, como demonstra seus produtos e serviços, e como é a aceitação do público e retorno para a empresa.

O mesmo pode ser feito por outros setores de uma empresa, como o de logística, por exemplo. Se uma organização deseja aperfeiçoar sua logística de entregas, o benchmarking pode trazer novas informações e conhecimento sobre como os concorrentes fazem esse mesmo trabalho, quais recursos utilizam para alcançar o sucesso, entre outros detalhes. Com isso, pode analisar as ações realizadas pela empresa e como podem adequar-se à concorrência.

Analisar a estrutura da empresa, o tom usado em sua comunicação, como divulga seus produtos e serviços, como atualizam seu design, como se posicionam na internet, como entram em contato com seus clientes, entre muitas outras informações podem ser relevantes para a empresa.


Vantagens de analisar o concorrente


São diversos os benefícios trazidos pelo benchmarking para que uma empresa cresça, mantenha-se competitiva no mercado em que atua e renove suas estratégias sempre que necessário.

O feedback colhido com essa pesquisa e análise da concorrência é de extrema importância para identificar os pontos fortes e fracos da sua empresa e da concorrência ao mesmo tempo. A partir dessa consciência, é possível buscar e incentivar a criatividade e a inovação em sua empresa.


Entre os principais benefícios, destacam-se:

  • Novas ferramentas: a comparação com outros sistemas de trabalho, tecnologias usadas e investimentos de outras empresas, pode impulsionar a sua empresa a investir em novas ferramentas para potencializar sua produção e, consequentemente, seus ganhos. Esse pode ser o momento em que a gestão vai entender a importância da compra e instalação de novas ferramentas de gestão e no geral

 

  • Comunicação: uma boa comunicação é essencial para levar a sua empresa, seus serviços e produtos ao seu cliente de forma atrativa e persuasiva. Além dessa comunicação empresa x clientes, a comunicação interna também interfere no sucesso da empresa. Por isso, estudar como é feita a comunicação da sua concorrência pode fazer esta ser repensada em seu negócio.

 

  • Estudo do mercado: vender produtos ou serviços sem saber sobre o seu mercado é como dar um tiro no escuro. O estudo constante e aprofundado dos concorrentes do seu setor, permite entender e rever as práticas da organização para conciliá-las com o mercado em que atua. Assim, você entende quais são as demandas do seu cliente, do setor, da própria concorrência e o que elas estão fazendo para supri-las.

 

  • Evitar erros e retrabalho: enxergar erros e evitar que novos aconteçam no futuro é possível graças à análise da concorrência. Dessa forma, evita-se o desperdício de tempo e de recursos com estratégias falhas e que não geram resultados, e o retrabalho. Consequentemente, há uma redução de custos, uma vez que o investimento só será feito em ações efetivas para a empresa por meio da identificação de novas oportunidades.

 

  • Pensar no futuro: traçar novos caminhos para o futuro é importante em qualquer empresa. Pensar sempre para frente permite uma análise mais aprimorada das possibilidades futuras e um planejamento melhor executado, o que garante maior assertividade nas próximas estratégias. Ao identificar novas tendências a partir das ações da concorrência e da sua própria empresa, é possível traçar estratégias futuras para o seu negócio.

 

Os tipos de benchmarking


Dependendo do momento da empresa, das maiores necessidades de ajustes e remodelações de setores e estratégias, existem diferentes tipos de benchmarking que podem ser aplicados.

Interno: tem como objetivo analisar como as empresas trabalham internamente em suas áreas e, consequentemente, aprimorar o trabalho interno da empresa.

Funcional: examina como uma mesma técnica pode funcionar e ser aplicada em empresas de diversos segmentos.

Competitivo: comparação direta com os seus concorrentes, seja dos serviços ou produtos comercializados, ou da comunicação, marketing, atendimento ao cliente, entre outras ações.

Independentemente de qual tipo de benchmarking a sua empresa escolher, é preciso entender que essa é uma construção contínua e que deve ser atualizada constantemente.


Como colocar em prática?

Saber os benefícios e como o benchmarking pode ajudar na sua empresa já é um excelente começo. Agora, para começar, deve-se desprender-se do orgulho para que haja humildade suficiente para aprender com a sua concorrência.

Confira um passo a passo simples que montamos para você colocar o benchmarking em prática na sua empresa:

 

1 - Selecione as empresas concorrentes

Toda empresa, ao estudar o seu mercado, também precisa estudar e conhecer as suas principais concorrentes diretas. Para fazer o seu benchmarking, selecione pelo menos três das principais empresas concorrentes para analisar.

Aproveite também para selecionar outras empresas de outros segmentos para garantir insights que vão além da sua própria área de atuação. Isso ajuda a abrir os olhares para o seu setor e outros relacionados.

 

2 – Defina os indicadores

Para que a sua coleta e análise de dados não seja desordenada, organize-se separando aspectos específicos da empresa a serem examinados em uma tabela. Utilize os critérios e demandas da sua empresa para selecionar esses aspectos.

Os seus indicadores podem ser quantitativos (foca na contabilização de itens) ou qualitativo (analisa práticas). Você pode optar por diversos indicadores, como qualidade do conteúdo, marketing digital da empresa, redes sociais, canais de relacionamento, autoridade dos sites, qualidade dos produtos, processos de produção, logística e muito mais.

 

3 - Saiba como colher esses dados

Atualmente, existem diversas ferramentas on-line que podem servir para colher os dados da concorrência para posterior análise. As estatísticas disponibilizadas pelas redes sociais são excelentes para o seu benchmarking. O Facebook, por exemplo, tem uma ferramenta que permite selecionar fanpages similares à sua para analisar e comparar a performance delas em relação aos seus resultados. Essa comparação, que é o próprio benchmarking, pode ser feita constantemente na plataforma.

No Twitter, há a opção de criar listas públicas e privadas de outras contas, podendo assim incluir os perfis dos seus concorrentes e monitorar a performance decada um deles sempre que precisar.

Outra importante ferramenta é a plataforma SimilarWeb, que oferece dados e métricas completos de sites de empresas concorrentes a fim de comparar suas estratégias.



4 -
Compare e analise os dados levantados na pesquisa

Segmente em planilhas os dados colhidos a fim de facilitar sua visualização e posterior análise. Compare os dados colhidos com os mesmos levantados da sua empresa, identificando os pontos diferentes, semelhantes e quais devem melhorar em sua empresa. Não estude o que não faz diferença em seu negócio, isso pode atrapalhar a compreensão das suas necessidades.

Após isso, elabore um relatório completo com todas as observações comparativas levantadas em sua análise, apontando o que deve ser aprimorado, junto com as sugestões de como fazer. Elenque também as possíveis ameaças ao setor, à sua empresa e à concorrente examinada. Isso ajuda a se preparar para se prevenir.

É importante ressaltar que, para colocar em prática essa estratégia, é preciso estruturar um time que saiba como fazê-la. Isso porque serão necessários recursos, tempo e expertise para fazer a coisa certa e obter insights realmente válidos.

É preciso atentar-se também em não ultrapassar os limites dessa análise, ou seja, invasão de privacidade, infiltrações, roubo de dados, entre outras atividades podem prejudicar a sua empresa e acabar com a reputação desta.

Tudo deve ser feito de forma respeitosa com a concorrência e, principalmente, lícita. Afinal, esse é um processo comparativo e de aprendizagem para as empresas, e não uma competição desleal.