Blog



O inventário de estoque é uma tarefa essencial em muitas empresas. A contagem de produtos é estratégica para se ter dados concretos para planejar os próximos passos, seja no âmbito de produção ou de venda. A inteligência do processo de inventário de estoque está em encontrar uma forma de otimizar esse processo para que se ganhe eficiência e confiabilidade de contagem.

Sabendo desta dificuldade, nossos especialistas resolveram compartilhar dicas para você aplicar e otimizar o seu processo de inventário de estoque.

Quando deve ser realizado?

Saiba que o inventário de estoque é, para a maioria das empresas, uma tarefa bastante trabalhosa. Além disso, adiciona-se outro desafio: a empresa não pode parar enquanto o inventário está sendo feito. Por isso, a primeira decisão a ser tomada é: quando o inventário será realizado.

A nossa dica aqui é você identificar qual é o período de baixa para o seu negócio. Quando há o menor índice de produto e vendas. É nessa época que o inventário deve ser feito. Dessa forma, os funcionários têm mais tempo para se dedicar ao inventário sem prejudicar a produção dos produtos ou vendas.

Categorize

A organização que você definir como padrão, antes mesmo de começar a tirar todos os produtos das prateleiras, é que será decisiva para tornar o seu processo de inventário otimizado ou não.

Nossa dica é categorizar os produtos de acordo com as suas características. Veja um exemplo de categorização:

Limpeza;

Manutenção;

Produção;

Peças X;

Peças Y.

Essas categorias ainda podem ser subdivididas em outras categorias para que a organização se torne mais dinâmica e com as menores chances de erros humanos possíveis. Você pode utilizar etiquetas coloridas ou post-its para fazer uma categorização visualmente fácil de entender e identificar.

Organize o espaço físico

Depois que tudo sair das prateleiras e dos lugares, a bagunça pode se tornar descontrolada se o espaço físico não tiver também organizado. A adaptação do espaço deve ser planejada alguns dias antes do trabalho braçal começar de fato.

Outro ponto relacionado ao espaço físico é que: se você já identificou que alguns produtos devem ser trocados de lugar para otimizar o dia a dia de trabalho, essa é a hora de fazer essa troca.

Denomine os locais onde cada categoria e subcategoria deve ficar e deixe tudo organizado antes de iniciar a contagem.

Método de contagem

Essa é a parte mais importante no inventário de estoque, até porque se a contagem for feita errada, todo o trabalho será em vão. Por isso, uma das técnicas mais utilizadas e eficientes é a contagem de blocos.

Se for peças e produtos maiores, divida em blocos de 10, por exemplo. Se for peças miúdas, blocos de 50 ou 100. Assim, fica mais fácil a contagem geral e também, caso você se perca no meio da contagem, terá que reiniciar a contagem do último bloco e não da categoria inteira.

Registros padronizados

Defina um padrão de como os registros do inventário de estoque serão feitos. Se mais pessoas tiverem envolvidas nesta tarefa, é de extrema importância todos terem tido treinamento de registro antes para que ao final, todos os registros “falem a mesma língua”.

Para tornar o processo inteiro da sua empresa otimizado, nada melhor do que usar a tecnologia a seu favor. Se a sua empresa ainda não utiliza um software de gestão empresarial, você pode estar perdendo tempo e dinheiro. Entre em contato conosco e vamos juntos levar tecnologia e otimização para dentro do seu negócio.