Blog

A sua empresa conta com um sistema ERP? Se a resposta for não, veja neste artigo como funciona o sistema ERP e como ele pode auxiliar em diversos processos na sua organização.

 

Essa solução tecnológica integra os diversos departamentos de uma empresa e centraliza as informações gerenciais para otimizar o trabalho.

 

A sigla ERP (Enterprises Resource Planning) significa Planejamento de Recursos Empresariais. Ou seja, é uma solução pautada em fornecer subsídios para que as informações geradas pelas empresas possam ser usadas de maneira mais eficiente.

 

Veja abaixo, como funciona um sistema ERP:

 

O sistema ERP nos processos empresariais

Uma empresa é composta por diversos departamentos e processos. Quanto maior a empresa, mais processos são necessários para o seu funcionamento. Consequentemente, mais difícil torna-se a gestão da informação. Desse modo, o sistema ERP surge como uma ferramenta essencial na rotina empresarial.

 

A principal vantagem de um sistema ERP é a integração entre os departamentos e a gestão da informação eficiente. Veja no exemplo abaixo, como funciona o sistema ERP na prática:

 

Gestão do fluxo de caixa

Vamos colocar como exemplo um supermercado. Nesse modelo de comércio, há uma grande rotatividade de vendas e entrada de mercadorias.

 

Contando com um sistema ERP, cada venda é contabilizada no fluxo de caixa de maneira instantânea. Logo, os gestores têm acesso ao faturamento em tempo real e consegue emitir relatórios de monitoramento, seja no período de um dia, uma semana, mês etc.

 

Gestão das Notas fiscais

O sistema ERP também auxilia nos processos tributários e na emissão de Notas Fiscais, agilizando diversos processos do setor financeiro e da contabilidade. Veja abaixo:

 

  • Cálculo automático de impostos dos produtos;

  • Geração de arquivos Danfe e XML;

  • Retém o ISS de maneira automática;

  • Sistema de armazenamento de informação em nuvem.

 

Gestão dos estoques

Assim que o sistema ERP contabilizada a venda, automaticamente, diminui também o estoque de produtos. Logo, a informação sobre as vendas auxilia o setor de compras na decisão de fazer novos pedidos para repor os estoques. Ou seja, gera um ciclo virtuoso que busca trazer eficiência e agilidade nesses processos.

 

Relatórios gerenciais

O sistema ERP fornece relatórios gerenciais para a correta tomada de decisões. Um gestor que percebe uma queda de vendas nos últimos dias, por exemplo, pode contar com informações precisas para solucionar esse problema.


O sistema ERP também oferece suporte aos gestores para que projetem os lucros, tenham controle sobre as despesas e custos, e assim, possam otimizar os processos na organização, acionar os departamentos quando houver necessidade de intervenção, entre outras questões pertinentes a rotina empresarial.