Blog

De acordo com o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) a cada 4 empresas abertas, 1 fecha antes mesmo de completar 2 anos no mercado.Pesquisas apontam ainda que 7% dessas empresas fecham por falta de lucro, 20% interrompem o negócio por falta de capital e quase 50% dos pequenos empresários do Brasil não sabem definir se têm lucro ou prejuízo.


Constata-se então que, grande parte dos novos negócios, fecham pela ausência de uma gestão adequada dos seus recursos. Para evitar que isso aconteça é fundamental avaliar o negócio, identificar as deficiências, enxergar e aplicar perspectivas de melhoria.

Diante da dificuldade de organizar todos os processos de gestão e manter uma boa estratégia que vise o sucesso do empreendimento, surgem os Sistemas Integrados de Gestão Empresarial, conhecidos como softwares de gestão ERP. Sistemas que auxiliam os gestores na administração com grande capacidade de integrar as diferentes áreas de negócio além de fornecer informações e métricas capazes de promover tomadas de decisões mais assertivas para que o empresário se mantenha competitivo e ganhe consistência no mercado.

Que o ERP é um aliado necessário na gestão de empresas é indiscutível. Continue a leitura e descubra qual o melhor momento para fazer esse investimento.

Qual o momento ideal para implementar um ERP na sua empresa?

Para obter a resposta para essa pergunta é necessário que o gestor/empreendedor avalie todo o seu negócio, repense toda sua organização e estratégia, seja motivado pelo desejo de crescer e se faça alguns questionamentos a cerca de todos os processos que envolvem o funcionamento da empresa.


Você e sua equipe realizam suas tarefas com facilidade e excelência ou falta tempo para concluir os processos de forma assertiva?

Um grande benefício de um sistema ERP é a padronização dos métodos operacionais, o que evita o desperdício de tempo, de mão de obra e de material. Além, é claro de diminuir erros e o retrabalho, fazendo com que sobre mais tempo para odesempenho de outras funções. Isso é produtividade.

Dificuldades como estas podem ser a consequência do crescimento do seu negócio, deste modo, não se desespere, apenas entenda que é o momento adequado para investir em um software que te propiciará resultados ainda mais positivos e uma gestão muito mais eficiente.


Você utiliza muitas ferramentas e as informações nunca batem?

A falta de dados confiáveis e a dificuldade em unificar relatórios é um dos grandes desafios de um empreendedor. Com um bom software de gestão ERP, sua gestão passará a ser baseada em informações concretas e integradas, não em achismos e dispor de informações completas e consistentes, que possam nortear a tomada de decisões é fundamental para qualquer gestor se manter competitivo e vivo no mercado.

Se você perde vendas por erros no controle de estoque, perde tempo com rotinas engessadas,perde dinheiro com produtos vencidos ou atraso de clientes, se o fluxo do seu caixa não aumenta é hora de repensar seu planejamento.


Você tem consciência das melhorias necessárias?

Muitos empreendedores pecam por não reconhecerem sua falhas e não se permitirem buscar novas e, necessárias, alternativas para um melhor desempenho do seu negócio. Se você tem consciência dos pontos fracos da sua empresa fica mais fácil reparar erros e buscar os mecanismos fundamentais para seu crescimento.

Um sistema de gestão pode ser a resposta que tanto busca. Tenha mais tranquilidade, segurança e agilidade em suas ações. Otimize seu tempo, ganhe produtividade e gerencie com eficiência.

Bom, com todas essas dicas, acredito que esteja repensando sua forma de trabalhar e gerenciar seu negócio. Um empreendedor que não deseja fazer parte das estatísticas e almeja construir uma empresa sólida, certamente, vive em constante renovação.

Acesse o e-book gratuitamente