Blog



Não importa o quão preparada uma empresa esteja para os desafios do mercado, sem planejamento financeiro ela não chegará a lugar algum. Esta tarefa é conhecida e praticada por muitos empreendedores que buscam, com isso, aumentar a lucratividade e não ser pegos de surpresa em situações anormais.

A verdade, porém, é que até as empresas mais bem preparadas e com conhecimentos sólidos sobre suas próprias finanças correm o risco de enfrentar uma circunstância difícil: a dificuldade na redução de custos e gastos desnecessários.

A princípio, esta tarefa pode parecer desvantajosa para o negócio, principalmente porque impacta diretamente várias áreas da empresa. Entretanto, o fato é que reduzir custos pode, sim, gerar resultados bastante positivos para o empreendimento, como a melhoria do faturamento.

Nesse momento, é perfeitamente normal que você se questione: como a redução de custos pode aumentar a receita da minha empresa? Mais do que isso, podem dois conceitos tão opostos se complementarem e estarem tão relacionados entre si?

Se você se deparou com uma situação na qual precisa reduzir custos e gastos indevidos na sua empresa, descubra a seguir como fazer isso e, ainda assim, melhorar o seu faturamento em 2021.

Como reduzir custos e gastos indevidos da empresa?

Reduzir os custos, na maioria das vezes, é a melhor forma de evitar que a empresa entre no vermelho. Quando isso ocorre, o cenário se torna extremamente negativo para o empreendedor, que precisa recorrer a empréstimos e financiamentos e, consequentemente, fica atolado em dívidas.

No processo de redução de custos, talvez a parte mais difícil seja decidir o que deve ser cortado. Afinal de contas, estamos falando de gastos com materiais de produção, segurança, logística, maquinário, gestão financeira, enfim, qualquer valor desembolsado para garantir que a empresa possa executar sua atividade-fim.

Sendo assim, a pergunta que não quer calar é: o que é necessário fazer para reduzir os custos da empresa? É justamente sobre isso que falaremos a partir de agora:

Tenha uma boa gestão financeira

Como dissemos no início do artigo, nenhuma empresa pode sobreviver no mercado sem uma boa administração de suas finanças, seja por meio de planilhas ou de um sistema de gestão. Aliás, esta é uma das formas mais efetivas de reduzir custos em um empreendimento.

Para entender como isso é possível, basta pensarmos que o controle de todos os valores que entram e saem do negócio representam o controle da empresa como um todo. Ou seja, conhecer bem as finanças é ter nas mãos o poder de evitar problemas como, por exemplo, gastar mais do que receber e não ter noção do capital disponível para investimentos e necessidades emergenciais.

Lembre-se: sem um planejamento financeiro eficiente, o processo de redução de custos pode se tornar ainda mais complicado.

Analise despesas com internet e telefone

Obviamente, nenhuma empresa pode abrir mão de planos de internet e telefone nos dias atuais. Todavia, o que pode ser feito para contribuir com a redução de custos é a sua correta utilização a fim de cortar despesas desnecessárias.

Para isso, você deve estar atento às ligações que são realizadas diariamente na sua empresa, evitando chamadas de cunho pessoal, tanto dos funcionários, quanto da equipe gestora. Além disso, tenha certeza de que não está pagando por serviços embutidos e não utilizados e, ocasionalmente, converse com sua operadora para se certificar de que o plano contratado é o melhor para o seu negócio.

Esteja antenado às novas tecnologias

Não se pode mais negar a presença e a importância da tecnologia nos mais variados setores do mercado. Aliás, as inovações e ferramentas tecnológicas têm ganhado um espaço tal no meio empresarial que até o processo de redução de custos pode se beneficiar diretamente delas. Desse modo, o que você pode fazer para enfrentar esta difícil situação é contar com o auxílio de alguns recursos bastante úteis.

Um bom exemplo são os softwares de gestão, os quais permitem que o empreendedor tenha total controle sobre todos os dados da empresa, característica que, como vimos, pode fazer toda a diferença neste momento. Um sistema de gerenciamento emite notas fiscais, controla o estoque e o fluxo de caixa, faz relatórios e pode, inclusive, estar conectado a uma conta bancária.

Uma alternativa que pode ajudar a reduzir custos é o investimento em marketing online. Hoje, a maioria das empresas já trocou os tradicionais meios de comunicação, como rádios, panfletos, fachadas, etc., pelo meio digital, especialmente as redes sociais. A grande vantagem deste modelo é que o empreendedor não precisa gastar nada para continuar a divulgar a sua marca de forma eficaz.

Para empresas grandes com filiais em outros locais, a tecnologia também pode estar a favor na tarefa de redução de custos. Com as ferramentas de comunicação por vídeo, por exemplo, o empreendedor pode descartar as reuniões presenciais, as quais geram gastos elevados com passagem, hospedagem e alimentação. Além disso, é possível enviar e receber documentos de forma totalmente digital.

Avalie contratar funcionários terceirizados

Quando se fala em redução de custos, uma das primeiras coisas que nos vêm à cabeça é o corte de funcionários, já que manter uma equipe exige altos investimentos. Nesse caso, o empreendedor pode optar pela contratação de empresas terceirizadas.

Com isso, ele não precisa fechar um contrato de trabalho direto com o funcionário e pagar os tributos previstos em lei, devendo apenas arcar com os custos do serviço. É uma alternativa mais barata para quem deseja reduzir custos, mas igualmente eficiente no que se refere à execução do serviço.

Caso não queira contratar uma empresa de serviços terceirizados, você também pode recorrer ao crowdsourcing, um modo de ter pessoas trabalhando na sua empresa sem que elas sejam efetivadas. Você pode encontrá-las em plataformas especializadas em unir empregadores e profissionais, os quais são pagos de acordo com o trabalho realizado.

Tenha uma equipe capacitada

Você sabia que uma das melhores maneiras de reduzir custos em uma empresa é contar com uma equipe bem capacitada para o serviço que realiza? Muitas vezes, os funcionários realizam tarefas e funções diferentes das que deveriam executar, o que reflete na produtividade do negócio como um todo.

Por isso, é fundamental investir regularmente no treinamento dos funcionários, o que certamente levará ao aumento da produção e, consequentemente, à melhoria do faturamento em 2021 .

Converse com os fornecedores

Toda empresa depende de fornecedores, os quais garantem o material necessário para o funcionamento do negócio. No entanto, é preciso estar atento aos valores pagos a eles, os quais podem ser injustos em alguns casos. O ideal é conversar com os fornecedores e realizar uma pesquisa de concorrência. Assim, você saberá se o que está pagando é a melhor oferta do mercado.

Adote medidas sustentáveis

Você já parou para pensar na imensa quantidade de lixo descartável gerado na sua empresa diariamente ou na quantidade de papéis utilizados desnecessariamente? Atitudes como essas têm impactos não só sobre a vida financeira de uma organização, mas sobre todo o meio ambiente, o qual, como sabemos, está cada vez mais lesado.

Dessa forma, você pode adotar medidas sustentáveis que trarão bons resultados para o caixa da empresa e, claro, que contribuirão para a melhoria do meio ambiente. Uma delas é o banimento dos copinhos descartáveis e a exigência de que cada funcionário utilize o seu próprio copo ou caneco.

Em relação aos papéis, avalie a real necessidade do uso em determinadas situações. Em outras palavras, pense na possibilidade de utilizar meios alternativos de envio de documentos, relatórios e arquivos, como e-mail, redes sociais ou sistemas na nuvem. Lembre-se: a economia inclui, além do próprio papel, gastos com tinta e energia elétrica.

Pense na possibilidade de compartilhar o espaço

Uma opção realmente vantajosa para empresas que desejam reduzir seus custos é conhecida como coworking, ou cotrabalho, em tradução livre. Funciona da seguinte forma: diversos empreendimentos compartilham o mesmo espaço, incluindo banheiros e cozinha, mas cada um deles conta com uma repartição particular.

A maior vantagem que o modelo oferece às empresas é o baixo valor do aluguel, já que este é compartilhado. Portanto, uma boa alternativa para cortar gastos.

Reveja os tributos

Nesse ponto, vale a pena esclarecer que toda e qualquer empresa é obrigada, por lei, a pagar tributos. O que pode ser feito, porém, é contar com o auxílio de um profissional, seja advogado ou contador, capaz de avaliar a sua situação e assegurar que você está pagando valores justos e corretos.

É possível melhorar o faturamento com essa redução?

Finalmente, depois de descobrir como é possível reduzir os custos de uma empresa, chegou o momento de entender como essas atitudes podem representar uma verdadeira melhoria do faturamento. Ao contrário do que parece, ambos os conceitos têm uma íntima relação entre si.

Tanto é que a questão pode ser resumida de forma bastante simples: quando o empreendedor começa a cortar gastos indevidos e supérfluos, ele passa a ter mais capital para investir no seu próprio negócio e pode pagar todos os custos mensais com facilidade. Como resultado, todo o lucro sobre as vendas passam a representar uma receita a mais, aumentando, assim, o seu faturamento.

Que tal contar com um software de gestão empresarial e concretizar a redução de custos e o consequente aumento do faturamento? Conheça a nossa empresa e descubra como facilitar as rotinas do seu negócio!