Blog

 

 

Contabilidade Consultiva

Não dá para negar que a contabilidade é um dos grandes pilares de qualquer empresa e em qualquer segmento. Isso acontece, pois existem diversas normas, leis e obrigações que os empreendedores precisam cumprir e por isso, a ajuda de um escritório contábil é imprescindível.

Por anos, a contabilidade foi tratada apenas como uma solucionadora dos problemas burocráticos, porém ela é mais do que isso.

Ela deve ser uma parceira das empresas e auxiliar na tomada de decisões, a fim de trazer benefícios para as organizações.

Com essas mudanças no cenário, surgiu a contabilidade consultiva. Uma prática que tem impactado muitas empresas positivamente.



Mas afinal, o que Contabilidade Consultiva?

Trata-se de uma abordagem diferente entre as contabilidades e os empresários. Como já citamos, essa relação deve ser vista como uma parceria de negócios. Contador e empresário interagem de forma mais estratégica, analisando dados e tomando decisões assertivas de forma conjunta.

De forma geral, essa nova modalidade de contabilidade deve ser tratada como um “upgrade” no que consideramos mais tradicional no mundo contábil.

O ideal é que os gestores e empresários fiquem por dentro de todos os aspectos legais de seu negócio, e é aí que esse novo modelo de contabilidade atua: dando suporte e mostrando as informações necessárias a eles.

Em resumo, os líderes precisam criar estratégias, planos econômicos e financeiros a fim de contribuir para o crescimento do seu empreendimento.


Como funciona

O primeiro passo é estar por dentro de todas as informações relevantes da empresa, ou seja, ter acesso às movimentações, registros e números.

Cada contabilidade deve personalizar o seu atendimento de acordo com o cliente, o porte e o segmento devem ser levados em consideração.

O ponto que mais define a contabilidade consultiva é a interação entre os profissionais e os empresários. Essa nova relação ajuda na hora de criar um planejamento que funcione para cada caso.


Quais os benefícios

Essa modalidade tem trazido muitos benefícios para as empresas e o impacto, nos resultados finais, tem sido positivo. Alguns deles são:


Diminuição nos custos


Com o planejamento correto, a contabilidade consultiva vai oferecer ao empresário uma metodologia de trabalho mais eficiente e mais tecnológica. Nesse caso, torna-se mais fácil a visualização total do negócio.

Essa mudança auxilia na redução de um custo que costuma ser o terror dos empresários: os tributos.


Inovação


O fluxo de caixa, controle financeiro, despesas fixas e variáveis, e toda atividade tradicional não ficam de lado. Porém, todo o foco do contador consultivo é na elaboração de estratégias que vão levantar a empresa. Trata-se de uma visão mais moderna do que consideramos uma contabilidade comum.


Entrega de valor


Melhorar a saúde financeira é um dos desejos mais frequentes dos empresários em todo o país. Por esse motivo, a contabilidade consultiva tem sido tão presente.

Para elaborar um bom planejamento financeiro, o contador vai efetuar análises através de dados e de indicadores. Com isso, vai ter ciência de quais são os passos certos para a melhora das finanças do cliente.


Fidelização de clientes


Com todos esses benefícios, as chances de fidelizar um cliente são enormes. Afinal de contas, os resultados positivos vão manter o seu cliente satisfeito e com vontade de aumentar seu lucro ainda mais.

Acesse gratuitamente