Blog



Muitos empreendedores, no entanto, não sabem o que é sistema de gestão nem como ele pode facilitar o dia a dia de uma companhia. É isso que vamos mostrar neste texto. Acompanhe!

O que é um sistema de gestão empresarial?

O sistema de gestão empresarial é uma ferramenta que permite organizar os processos e otimizar a rotina de uma companhia. Com um sistema de gestão empresarial, todas as informações ficam concentradas em um só lugar, integrando atividades e setores em uma única plataforma.

Quais as vantagens de um sistema de gestão empresarial?

A possibilidade de centralizar as principais informações em um só lugar é uma das principais vantagens que um sistema de gestão empresarial traz para uma companhia. Isso fornece uma visão ampla sobre o negócio e evita retrabalhos.

Além disso, outras vantagens de um sistema de gestão empresarial são:

  • redução da burocracia nas atividades;

  • aumento do controle do que está sendo feito;

  • permite a padronização de processos;

  • traz mais competitividade;

  • torna o negócio mais seguro.

    Para o que serve o sistema de gestão de empresas?

Na prática, o sistema de gestão de uma empresa serve para aprimorar as atividades que são exercidas no dia a dia. Veja como:

Integração das áreas da empresa

A integração entre os setores traz muitos benefícios para uma empresa. Ela evita falhas de comunicação, comum entre equipes que ainda trabalham de forma manual. Sem a necessidade de preencher planilhas, o tempo é otimizado e os riscos são reduzidos. Empresas que passam a usar um sistema de gestão empresarial ganham em logística, pois têm mais controle de estoque.


Otimização de uso do capital de giro

Com a logística otimizada, por exemplo, os custos são mais previsíveis, visto que os erros são menos frequentes. Assim, há menos necessidade de utilizar o capital de giro para suprir demandas adicionais.


Apoio às tomadas de decisão

Além de otimizar processos, o sistema de gestão empresarial coleta e armazena informações importantes. Assim, gestores e líderes podem ter uma visão clara sobre os resultados da empresa. Com o controle de produtividade, gastos e faturamento é possível tomar decisões que podem determinar o crescimento do negócio.


Aumento do lucro e redução de custos

Sistemas de gestão empresarial tornam atividades de rotina mais simples e rápidas. Assim, toda a equipe passa a ser mais produtiva e tem mais tempo para se concentrar em atividades relevantes. O processo de trabalho instaurado por meio dessa plataforma também diminui os riscos. Com isso, o empreendedor é beneficiado com a redução de custos desnecessários.

Organização operacional

A tecnologia de um sistema de gestão contribui para a organização operacional como um todo. Com processos mais definidos, todos trabalham com mais fluidez. O empreendedor, por sua vez, também consegue determinar e acompanhar as responsabilidades de cada funcionário, bem como os custos de cada procedimento.

Controle de notas fiscais

O controle fiscal de uma empresa é um processo fundamental para a saúde financeira e para evitar problemas com os órgãos responsáveis. Quando esse controle é feito de forma manual, erros podem acontecer. O uso de um sistema de gestão empresarial reduz essa possibilidade e desburocratiza uma das etapas mais trabalhosas para o empreendedor.

O que é ERP (Enterprise Resource Planning)?

Nem toda empresa é igual, por isso existem tipos de sistema de gestão para diferentes necessidades. O ERP (Enterprise Resource Planning, ou Planejamento de Recursos Empresariais) é um deles.

O ERP contribui para a organização logística
, gestão financeira, controle de estoque, gestão de vendas, cadastro de clientes e fornecedores, emissão de notas e integração com marketplaces e plataformas de uma empresa.

Assim, dado que o controle fiscal, financeiro e logístico é fundamental para a sobrevivência de uma empresa, esse é um sistema de gestão base para qualquer negócio. Com a ferramenta certa, o empreendedor centraliza todos os impostos, as entradas e saídas que definem a saúde financeira da companhia.

Além disso, o ERP também facilita a comunicação entre estoque, faturamento, entrega e vendas. Essa plataforma, naturalmente, diminui imprevistos e gastos enquanto aumenta a produtividade e o faturamento.


Outros tipos de sistema empresarial

O CRM (Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente) também é um sistema empresarial, mas focado na base de clientes.

Esse modelo de plataforma oferece uma visão completa da relação que a empresa tem com o cliente por meio de histórico de ações e dados que são fornecidos durante o processo de vendas.

Como escolher o melhor sistema de gestão empresarial?

O empreendedor que precisa escolher um sistema de gestão deve levar em conta as necessidades e características da empresa.

Não existe uma fórmula para escolha de sistema de gestão empresarial, mas a análise de alguns pontos ajuda a tomar a melhor decisão

Conheça os pontos fortes (e nem tão fortes) do seu negócio

Ninguém conhece sua empresa como você. O giro de estoque está sob controle? A emissão de notas funciona como deveria? A gestão dos dados está sendo feita corretamente? É importante saber o que precisa de atenção na sua gestão empresarial como um todo para escolher o sistema que atenda a essas necessidades.

Busque a proteção dos seus dados

A computação em nuvem é um fenômeno dentro das empresas de todos os setores, trazendo mais segurança e menos custos. Ao buscar um software para gestão empresarial, não é diferente. Um ERP em nuvem, por exemplo, pode ser acessado remotamente com toda proteção necessária e ainda conta com backups diários, garantindo a recuperação mesmo em caso de falhas no servidor.

Contrate um sistema completo e prático

Não adianta contratar um serviço de gestão incompleto que ainda vai exigir muitos trabalhos manuais. Afinal, essas plataformas devem trazer facilidade e tornar os processos internos mais automatizados. Até por isso é importante destacar que a praticidade no uso também é importante. As ferramentas devem ser simples já que vão ser usadas por todos.

Necessidade do seu negócio

Aqui é preciso analisar as necessidades específicas do seu negócio. A escolha do sistema de gestão empresarial tem que levar em consideração o que a sua companhia precisa. Para isso, é fundamental saber qual é o principal objetivo ao usar uma ferramenta como essa.



A Gipi Sistemas
tem o ERP perfeito pra você!

Sistemas de gestão são fundamentais para o desenvolvimento de empresas de todos os tamanhos. Inclusive, micro e pequenas empresas, por terem um fluxo de caixa apertado, necessitam dessas ferramentas, tanto quanto suas concorrentes maiores.

A Gipi Sistemas entende as necessidades do empreendedor, oferecendo um sistema que simplifica a emissão de notas fiscais, facilita a gestão de estoque e muito mais. Entre em contanto conosco e conheça nossas soluções!