Blog



A gestão de fornecedores se apresenta hoje como uma estratégia indispensável para que uma empresa funcione adequada e continuamente, tendo em seu estoque o que for necessário para que a sua produção não estacione, como matérias-primas.

No entanto, mesmo que se coloque atualmente como uma atividade de fundamental importância para uma organização, nem todos os gestores sabem como realizá-la eficiente e produtivamente.

Cientes disso, montamos este conteúdo para apresentar a melhor forma de organizar e gerir fornecedores, tendo por base, algumas pesquisas recentes. Confira!

 

O que é a gestão de fornecedores?

 

De acordo com especialistas no assunto, podemos compreender a gestão de fornecedores como a atividade que consiste em gerenciar e integrar todos os elementos necessários para se ter uma cadeia produtiva, por exemplo, produtos intermediários, suplementos, matérias-primas, etc.

No âmbito de uma empresa, a cadeia de fornecedores é parte estratégica de um negócio, qualquer que seja ele, considerando que impacta diretamente a produção e a qualidade do produto fabricado, bem como a quantidade e o preço final.

Por essa razão, a gestão de fornecedores se coloca como uma atividade essencial dentro de uma organização. É preciso não só organizar a cadeia de fornecedores, mas também ter um ótimo relacionamento com as empresas fornecedoras de produtos, para que assim obtenha vantagem competitiva no mercado.

 

A importância da gestão de fornecedores em sua empresa

 

Para que entenda melhor a importância de gerir eficiente a cadeia de fornecedores de sua empresa, montamos um exemplo.

Ao gerir adequadamente a sua relação com a cadeia de fornecedores de sua empresa, é possível obter os produtos por um valor em conta e isso repercute diretamente no preço final de sua solução.

O consumidor final pode achar o produto atraente não só por conta de sua qualidade, mas também em virtude do seu valor final.

Por exemplo, se compra a matéria-prima X no fornecedor Y, por um valor em conta, pode desenvolver seu produto e, no final desse processo, é possível comercializá-lo por um preço acessível, o que diferencia a sua empresa das outras. Isso melhora a sua competitividade no mercado e pode deixar o consumidor final mais satisfeito.

É por essa e outras razões que deve organizar e gerir os seus fornecedores de maneira estratégica e eficiente.

 

Questões que deve considerar na gestão dos fornecedores de sua empresa

 

De acordo com Hamilton Pozo, especialista em administração de fornecedores, é preciso considerar diversas questões no que diz respeito à gestão de fornecedores de uma empresa. A seguir, listamos os principais com base nesse pesquisador:

Ter a definição clara das necessidades de sua empresa

Antes de mais nada, é fundamental que tenha em mente as necessidades claras de sua empresa. É preciso saber claramente quais são as matérias-primas ou produtos que ela precisa para se desenvolver eficientemente.

Selecionar as fontes ideais de suprimentos de sua empresa

Com base na questão anterior, buscam-se selecionar as fontes ideais de suprimentos para a sua empresa. É um trabalho que requer atenção, expertise e ampla pesquisa, considerando que a escolha do fornecedor errado pode comprometer o desempenho de sua organização, bem como sua saúde financeira.

Realizar pesquisas de preço em relação aos produtos ou matérias-primas que a sua empresa necessita para manter funcionando o setor produtivo

É um trabalho que deve ser feito de forma paralela no que diz respeito à questão anterior. Mais do que apenas selecionar as fontes de suprimentos de sua empresa, é preciso realizar uma ampla pesquisa para conhecer profundamente os preços que têm sido praticados pelo mercado quanto a determinados produtos ou matérias-primas.

Ainda quanto a essa questão, você deve considerar e selecionar fornecedores que: tenham competência técnica para oferecer produtos que atendam aos interesses de sua empresa; ótima capacidade produtiva; que dê a você confiança; que ofereça um excelente atendimento no pós-venda.

Guardar todas as notas fiscais, para efeito de garantia

Faz parte da gestão de fornecedores eficiente tomar medidas que assegurem a sua empresa quanto à garantia dos produtos ou matérias-primas que adquirir.

Manter um ótimo relacionamento com os fornecedores

Como já apontando, é de fundamental importância que a sua empresa mantenha um excelente relacionamento com os fornecedores, para que assim obtenha matérias-primas por valores diferenciados, o que, na prática, garante que o seu negócio se torne mais competitivo no mercado.

No entanto, nem sempre é fácil seguir à risca tais recomendações, o que pode fazer com que o seu setor de gestão de fornecedores seja ineficiente e improdutivo.

Nesse caso, a solução ideal é fazer uso de uma tecnologia de gestão que possibilite tal setor otimizar o seu processo de administração de fornecedores. É uma solução ideal para complementar o processo de gestão de fornecedores de sua empresa.

 

Um sistema de gestão é a solução ideal para a gestão de fornecedores de sua empresa

 

Um sistema de gestão completo pode otimizar o seu processo de organização e gestão de fornecedores, uma vez que conta com recursos como:

  • Cadastro de fornecedores e pesquisa de produtos/matérias-primas

Um sistema de gestão de fornecedores possibilita que não só cadastre os fornecedores, mas também que realize pesquisas com base nos produtos ou matérias que precisa.

Com base nisso, é possível selecionar os melhores fornecedores do mercado, em se tratando de preço. Vale dizer que outros critérios devem ser observados, como reputação, confiança, qualidade etc.

  • Registros de notas fiscais

Também regista as notas fiscais de maneira automática, otimizando assim tal processo. Além disso, permite que consulte as notas fiscais sempre que precisar, para elucidar dúvidas, por exemplo.

  • Informações sobre preços de produtos/serviços

Como já dissemos, conta com uma base de preços de produtos/serviços atualizada, o que permite a sua empresa contratar fornecedores tendo em vista a sua capacidade financeira.

Agora que conhece algumas dicas/orientações sobre como gerir eficientemente os seus fornecedores, coloque-as em prática, e veja como a sua empresa poderá se desenvolver muito mais.

Nós temos a solução tecnológica que você precisa para gerir com eficiência a sua cadeia de fornecedores. Entre em contato conosco agora mesmo e contrate o sistema que precisa.