Blog

Caso você não tenha um software de gestão empresarial, saiba que está trabalhando demais para ter os resultados que tem. Em outras palavras, com o mesmo trabalho diário, pode ter mais lucro, e isso, sem investir em pessoal. Tudo porque o software possui funções indispensáveis para você crescer nos dias de hoje.

Uma das grandes vantagens do software de gestão empresarial é que é personalizável. Você adapta para o seu negócio de acordo com os recursos que mais utiliza.

Com tantas vantagens, as empresas entendem que o software de gestão empresarial é um aliado na administração, um ativo que proporciona mais agilidade e precisão nas informações. Aqui embaixo, listamos 9 funções indispensáveis que irão provar porque o software é fundamental para seu negócio.


1. Organização

A função principal, que todos citam sobre os sistemas de gestão é a integração. Isso significa que a empresa passa a ter uma plataforma para gerir todo o negócio. Os departamentos não ficam “separados”, pois, apesar de cada equipe ter seu papel dentro do sistema, elas entendem que precisam de comunicação entre si.

O software oferece recursos para todos os trabalhadores atuarem de maneira organizada e harmoniosa. As informações necessárias estão todos no mesmo sistema, e a coleta de dados também vai para a base. Portanto, é uma maneira de você garantir a unidade que toda a empresa precisa.


2. Automação

A automação acontece quando você dispensa algumas atividades manuais simples, que podem ser executadas pelo sistema ERP. Entre elas, podemos citar a entrada de pedidos e produtos no estoque, geração de relatórios, folha de pagamento e outras ações da contabilidade.

A vantagem da automação é óbvia: você agiliza o processo, aumentando a produtividade, e reduz o risco de falhas e o retrabalho. Com isso, o tempo poupado será utilizado pelas equipes da melhor forma possível, gerando muito mais lucro para o trabalho de uma forma geral.


3. Contabilidade

Se falamos de integração, evidentemente precisamos de ferramentas para a contabilidade. O software de gestão não oferece apenas funções para ações cotidianas, como gestão da folha de pagamento. Você tem, na verdade, recursos para melhorar estrategicamente a contabilidade.

Da entrada de caixa à emissão de notas, o sistema de gestão garante que você tenha uma gestão de contabilidade completa. Gerencie processos, contas a pagar e receber, cálculos para o depósito, bem como o cumprimento da legislação.


4. Análise de dados

À medida que você prepara o sistema e executa as tarefas, o software vai criando uma grande base de dados. Após isso, você tem ferramentas de análises fundamentais para gerenciar a empresa.

Hoje, a inteligência de negócios, por meio da análise de dados, se tornou um recurso essencial para a competitividade. Tudo gera informação, então, é preciso saber usá-las da melhor forma.

O software oferecerá padrões e tendências para você preparar o negócio e tomar decisões adequadas. Você garante uma visão diferenciada das operações comerciais e vendas, assim como da produção ou dos leads. As estatísticas facilitam novas ações para o negócio, como previsão de demandas, criação de orçamento e gestão do RH.

Portanto, a análise de dados irá melhorar a produtividade e eficiência da sua empresa, sendo uma das funções mais importantes do software de gestão.


5. Relatórios

A análise de dados servirá para os profissionais traçarem metas, mudarem o curso de um projeto, estabelecerem estratégias e tomarem as melhores decisões. Para transmitir esses dados, transformar em documentos e ter um material palpável para o trabalho, é necessário contar com relatórios.

Qualquer profissional que precise criar relatórios sabe a importância de contar com recursos e boas ferramentas. Isso você tem no software de gestão empresarial. Conte com painéis personalizáveis, gráficos diversos e muitas outras funções interessantes para deixar seus relatórios mais consistentes.


6. Atualização legal

Cada setor possui a legislação à qual deve cumprir, e sabemos como as leis podem mudar com certa frequência, sobretudo, em épocas de reforma como a que vivemos.

O software de gestão possui a vantagem de integrar a legislação e se manter atualizado. Além disso, todas as informações referentes à folha de pagamento e leis relacionadas a CLT, que acabam influenciando a contabilidade, também são integradas, reduzindo o tempo gasto.


7. Relacionamento com o Cliente

À medida que seu negócio cresce, fica mais difícil gerenciar as informações sobre seus clientes. As planilhas não dão conta de tantos dados e encontrar determinada informação, passa a ser mais complicado. O software de gestão acaba com o problema promovendo um excelente gerenciamento do relacionamento com o cliente.


Você tem todas as informações quando precisar, pode fazer análises e integrar com marketing e vendas. Assim, é possível fazer promoções, traçar novas soluções e campanhas. Você gerenciará todo o ciclo de venda com o cliente, partindo desde o lead ao pós-venda.


8. Comunicação

Em qualquer negócio, a falta de comunicação tende a ser um problema de difícil solução. Nem todos têm capacidade de se comunicar bem, então, ruídos acabam acontecendo, e se não forem evitados a tempo, podem resultar em problemas maiores, como discussões que atrapalham a produção.

O software de gestão, primeiramente, registra todas as ações dos colaboradores, o que reduz dúvidas do tipo “Quem faz o que” ou “Quem fez o quê”. Além disso, conta com canais próprios para interação entre os profissionais, o que permite mais agilidade na comunicação.


9. Marketing e vendas

O trabalho desses setores precisa estar totalmente ligado à demanda e criação de novos produtos, análise do mercado, criação de canais adequados e busca por oportunidades. E o software de gestão empresarial possui funções para que as equipes de marketing e vendas tracem estratégias muito mais eficazes.

Faça cálculos de margens de vendas e de lucro adquirido, automatizando tarefas e contando com informações imprescindíveis da base de dados. Com métricas fundamentais para esses departamentos, você tem mais condições para crescer obtendo o máximo de resultado.

Quando buscar um software de gestão empresarial, garanta que tenha excelentes recursos e suporte. Nós contamos com produtos personalizados, adaptados para suas demandas.


Venha conhecer nossas soluções e dar um upgrade em seu negócio! 


Acesse gratuitamente